CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS CULTURAIS PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Marcos Garcia Neira Faculdade de Educação da USP
  • Mário Luiz Ferrari Nunes Centro Universitário Ítalo-Brasileiro

Palavras-chave:

Estudos culturais, educação física, currículo, cultura.

Resumo

Exercendo uma influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam que sujeito o projeto educativo hegemônico está formando, tendo em vista a atual sociedade multicultural e democrática. O presente artigo confronta esse campo teórico com o debate curricular da Educação Física, discute as formas pelas quais a cultura, permeada pelas relações de poder, concretiza políticas de identidade e interfere na prática pedagógica do componente. Evitando qualquer resposta definitiva, são apresentadas algumas contribuições para que se possa repensar a pedagogia da cultura corporal.

Biografia do Autor

Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da USP

Doutor em Educação com Pós-doutorado em Educação Física e Currículo. Professor do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br)

Mário Luiz Ferrari Nunes, Centro Universitário Ítalo-Brasileiro

Mestre e doutorando em Educação. Professor do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro

Downloads

Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais