INCIDÊNCIA DE LESÕES E DESVIOS POSTURAIS EM ATLETAS DE TAEKWONDO

Autores

  • Aline Cavalheiro Tamborindeguy Centro Univesc
  • Adriana Seára Tirloni Universidade Federal de Santa Catarina
  • Diogo Cunha dos Reis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cíntia de la Rocha Freitas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Antônio Renato Pereira Moro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Saray Giovana dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Artes marciais, lesões, postura, atletas.

Resumo

Com o objetivo de analisar a incidência de lesões e desvios posturais no taekwondo foram avaliados 10 atletas do sexo masculino da seleção catarinense. O histórico de lesões relacionadas à prática desta modalidade foi obtido por aplicação de questionário. A postura foi analisada por meio do protocolo do software SAPO. Os resultados indicaram lesões mais frequentes nos membros inferiores (7/10), principalmente no pé, por fratura e entorse. Houve diferença significativa entre os hemicorpos no ângulo Q (p = 0,037), ângulo perna/retropé (p = 0,001), alinhamento horizontal da pelve (p = 0,016) e comprimento entre membros (p = 0,02). Sugere-se a implementação de treinamento preventivo e exercícios compensatórios para prevenir lesões e desvios posturais em atletas de taekwondo.

Biografia do Autor

Aline Cavalheiro Tamborindeguy, Centro Univesc

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professora do Curso de Fisioterapia do Centro UniVesc. Santa Catarina-Brasil. 

 

Endereço para correspondência:

Aline Cavalheiro Tamborindeguy

Laboratório de Biomecânica/Centro de Desportos/UFSC

Campus Universitário-Trindade

Florianópolis/SC-Brasil

CEP 88040-970

Telefone: (48) 37218530

 

Adriana Seára Tirloni, Universidade Federal de Santa Catarina

 

Mestre em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Engenharia de Produção - UFSC. Santa Catarina - Brasil.

 

Diogo Cunha dos Reis, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Educação Física pela UFSC. Santa Catarina - Brasil.

Cíntia de la Rocha Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Educação Física do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Santa Catarina - Brasil.

Antônio Renato Pereira Moro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências do Movimento Humano, UFSM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, UFSC.  Coordenador do Laboratório de Biomecânica do Centro de Desportos, UFSC. Santa Catarina - Brasil.

Saray Giovana dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Profa. Dra. do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina. Ministra as disciplinas Judô no Curso de Bacharelado e Licenciatura e Metodologia da Pesquisa em EducaçãoFísica no program de pós. Orienta na área de Cineantropometria e Desempenho Humano e é membro do Laboratório de Biomecânica do CDS/UFSC. Santa Catarina - Brasil.

Downloads

Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais