O BRINCAR NA ESCOLA: A RELAÇÃO ENTRE O LÚDICO E A MÍDIA NO UNIVERSO INFANTIL

Autores

  • Isabelle Borges Siqueira Universidade de Brasília
  • Ingrid Dittrich Wiggers Universidade de Brasília
  • Valéria Pereira de Souza Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Cultura corporal de movimento, infância, jogo simbólico, mídia.

Resumo

A mídia tem se afirmado como um forte componente da realidade na sociedade contem- porânea. Há, nesse sentido, um crescente interesse na análise de como as mensagens dos discursos midiáticos estariam presentes no universo infantil. O objetivo do presente estudo foi o de averiguar e analisar a presença da mídia no ambiente escolar, por meio da cultura corporal de movimento infantil. Utilizou-se metodologicamente a observação participante em uma instituição de educação infantil de Brasília (DF). Como resultado principal, constatou-se que há uma apropriação cultural da mídia pelas crianças em seus momentos lúdicos e em suas relações sociais, refletidas nos jogos simbólicos.

Biografia do Autor

Isabelle Borges Siqueira, Universidade de Brasília

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília

<!--[endif]-->

Valéria Pereira de Souza, Universidade de Brasília

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-28

Edição

Seção

Artigos Originais