EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR VERSUS PROJETO SOCIAL ESPORTIVO: QUANDO OS DONOS DA CASA PERDEM O JOGO

Authors

  • Silvio Sipliano da Silva Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (São Paulo – São Paulo – Brasil)
  • Marcos Garcia Neira Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (São Paulo – São Paulo – Brasil)

Keywords:

Projetos sociais, escola, Educação Física, esporte.

Abstract

Na contemporaneidade, tem sido cada vez mais frequente e potente o discurso salvacionista das Organizações não Governamentais (ONGs) no âmbito da esfera pública. Fenômeno que gera a diminuição da participação estatal nas políticas públicas sociais, deixando o caminho livre para o Terceiro Setor. Nos últimos anos, a escola passou a sediar essas ações por intermédio de diversos projetos que transformam os alunos em público-alvo preferencial das suas ações. Neste estudo de caso nos moldes propostos por Stake (1998), buscou-se compreender como as atividades de um projeto social esportivo são desenvolvidas no interior de uma escola pública municipal de São Paulo e quais efeitos produzem para as aulas de Educação Física do currículo formal.

Published

2016-02-03

Issue

Section

GTT – ESCOLA