FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE CÁRATER AMPLIADO DA UFBA: A PRÁTICA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA III E O TRATO COM O CONHECIMENTO POLÍTICAS PÚBLICAS/MEGAEVENTOS

Authors

  • Márcia Morschbacher Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia. Bolsista Capes/DS (Salvador – Bahia – Brasil)
  • Raquel Cruz Freire Rodrigues Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia; Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana (Salvador – Bahia – Brasil)
  • Celi Nelza Zulke Taffarel Departamento de Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia (Salvador – Bahia – Brasil)
  • Elza Margarida de Mendonça Peixoto Departamento de Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia (Salvador – Bahia – Brasil)

Keywords:

Formação de professores, prática de ensino, políticas públicas, megaeventos.

Abstract

A pesquisa realizada na disciplina Prática do Ensino de Educação Física III no curso de Licenciatura em Educação Física, de caráter ampliado da Ufba, teve como objetivo analisar o trato com o conhecimento sobre políticas públicas/megaeventos, voltado para ampliar os referenciais teóricos dos estudantes. As fontes foram documentos da Ufba, seminário da disciplina e relatórios produzidos pelos estudantes. Concluímos que as Políticas Públicas são um campo de atuação dos professores que exige conhecimentos sobre Modo de Produção, Estado, Formação Humana e Cultura Corporal e que a formação dos professores de Educação Física na perspectiva da omnilateralidade deve garantir uma consistente base teórica, formação política, consciência de classe e compreensão da organização revolucionária.

Published

2016-02-03

Issue

Section

GTT – FORMAÇÃO PROFISSIONAL E MUNDO DO TRABALHO