A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DO CAMPO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO BRASIL: CRÍTICA À TESE HEGEMÔNICA

Authors

  • Joelma de Oliveira Albuquerque Licenciatura Educação Física, Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca (Arapiraca – Alagoas – Brasil) E-mail:

Keywords:

Produção do conhecimento, educação do campo, formação humana, crítica da educação.

Abstract

Trata-se da análise materialista histórica e dialética de 433 estudos (teses e dissertações) acerca da educação dos trabalhadores do campo. O objetivo é expor a crítica à tese hegemônica identificada, com ênfase nas consequências para a formação destes trabalhadores. A análise se pautou nas premissas epistemológicas e na crítica da educação. Constatou-se que a tese escola/educação com conteúdos e saberes do e para o meio rural, pautados no cotidiano e na identidade cultural dos sujeitos das áreas rurais aparece em 236 estudos, cuja consequência para a formação dos trabalhadores é o esvaziamento fragmentação de sua compreensão acerca do real, o que nos coloca diante do desafio de buscar alternativas teóricas para esta problemática.

Published

2016-02-03

Issue

Section

GTT – MOVIMENTOS SOCIAIS