A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DO CAMPO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO BRASIL: CRÍTICA À TESE HEGEMÔNICA
Keywords:
Produção do conhecimento, educação do campo, formação humana, crítica da educação.Abstract
Trata-se da análise materialista histórica e dialética de 433 estudos (teses e dissertações) acerca da educação dos trabalhadores do campo. O objetivo é expor a crítica à tese hegemônica identificada, com ênfase nas consequências para a formação destes trabalhadores. A análise se pautou nas premissas epistemológicas e na crítica da educação. Constatou-se que a tese escola/educação com conteúdos e saberes do e para o meio rural, pautados no cotidiano e na identidade cultural dos sujeitos das áreas rurais aparece em 236 estudos, cuja consequência para a formação dos trabalhadores é o esvaziamento fragmentação de sua compreensão acerca do real, o que nos coloca diante do desafio de buscar alternativas teóricas para esta problemática.Downloads
Published
2016-02-03
Issue
Section
GTT – MOVIMENTOS SOCIAIS