FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS

Authors

  • José Francisco Chicon Departamento de Ginástica e Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória — Espírito Santo — Brasil)
  • Ludmila Lima Peterle Laboratório de Educação Física Adaptada, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória — Espírito Santo — Brasil)
  • Monique Adna Galdino de Santana Laboratório de Educação Física Adaptada, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória — Espírito Santo — Brasil)

Keywords:

Formação, inclusão, Educação Física, periódicos.

Abstract

Pesquisa bibliográfica que objetiva analisar e investigar, nos principais periódicos da área da Educação Física, a produção e discussão do conhecimento sobre a formação de professores na perspectiva da inclusão, na década de 2000 a 2010. Define para o estudo cinco periódicos com reconhecimento nacional no campo da Educação Física, que possibilitou, a partir das fontes selecionadas, a identificação de três categorias de análise: autores, formação inicial e formação continuada. Os resultados revelam a carência de estudos nessa área específica, a dificuldade dos profissionais em promover a inclusão e a ratificação da importância da formação continuada para qualificar o trabalho docente.

Published

2016-02-04

Issue

Section

GTT – INCLUSÃO E DIFERENÇA