La autopercepcion de los alumnos con deficiencia intelectual en diferentes espacios-tiempos de la escuela

Autores/as

  • José Francisco Chicon CEFD/UFES
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá CEFD/UFES

Palabras clave:

Autopercepción, deficiencia intelectual, Educación Física, inclusión.

Resumen

Estudio de caso con aproximaciones etnográficas, con el objetivo de conocer y analizar la autopercepción de tres alumnos con deficiencia intelectual en diferentes espacios-tiempos de la escuela, con énfasis en la Educación Física. Los instrumentos se delinearon en las entrevistas, observaciones y diario de terreno. Los resultados denuncian una autopercepción negativa de los sujetos foco, especialmente cuando se la asocia a los procesos de enseñanza?aprendizaje vividos en los diferentes espacios-tiempos de la escuela, incluso en la Educación Física. Sin embargo, la participación en un proyecto titulado “A Trupe do Palhaço Caramelo” operó positivamente en los modos de simbolización?percepción de los involucrados en el proceso, ya que salían de la condición de figurantes vivida anteriormente, para asumir el protagonismo de sus respectivas historias de vida.

Biografía del autor/a

José Francisco Chicon, CEFD/UFES

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2005), Linha de Pesquisa: Educação Especial. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1995). Área de concentração: Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais. Especialização em Educação Física para Pessoas Portadoras de Deficiência - CEFD/UFES (1990). Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988). Professor Adjunto II do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES, Área de Concentração: Estudos Pedagógicos e Sócio-Culturais. Linha de Pesquisa: Educação Física, Currículo e cotidiano Escolar. Linha de Pesquisa: Estudos que enfoquem a questão da inclusão escolar em Educação Física.Professor Adjunto II do Departamento de Ginástica do Centro de Educação física e Desportos/UFES. Disciplinas: Educação Física, Adaptação e Inclusão; Educação Inclusiva; Educação Física, aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Inserção e trabalhos relacionados ao eixo jogo, educação e inclusão. Livros Publicados: Jogo, mediação pedagógica e inclusão: a práxis pedagógica (2004), Educação Especial: fundamentos para a prática pedagógica (Org. 2004); Prática psicopedagógica em crianças com NEEs: abordagem psicomotora (1999); Educação Física e os desafios da inclusão (Org. 2010); A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios (Org. 2010).

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, CEFD/UFES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), especialização em Educação Fisica escolar (1996), mestrado em Educação/Educação Especial pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e doutorado em Educação/Educação e Diversidade Humana pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Atualmente é professor Adjunta do Centro de Educação Física e Desportos/Departamento de Ginástica pela Universidade Federal do Espírito Santo e Coordenadora do GTT Inclusão e Diferença 2010-2011. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, educação infantil, inclusão e autismo.

Publicado

2013-04-21

Número

Sección

Artigos Originais