ANÁLISE DA CINÉTICA DE REMOÇÃO DE LACTATO EM ATLETAS DE CANOAGEM SLALOM

Autores

  • Carla Cristiane da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Milene Wolff Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP
  • Clodoaldo José Dechechi Laboratório de Bioquímica do Exercício (LABEX), Instituto de Biologia - IB - Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Alexandre Gomes de Almeida Faculdades de Educação Física – Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP
  • Fábio Yuzo Nakamura Grupo de Estudos das Adaptações Fisiológicas ao Treinamento – GEAFIT - Universidade Estadual de Londrina.

Palavras-chave:

Lactato sanguíneo, exercícios de alta intensidade, competição, atletas.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar a cinética de produção e remoção de lactato em atletas de canoagem slalom da categoria K1, durante competição oficial. Participaram do estudo oito atletas do sexo masculino (22,6 ± 4,3 anos). Foram realizadas coletas de 25µL de sangue capilar para análise do lactato. A cinética de remoção do lactato foi realizada antes do aquecimento (Pré), logo após a saída dos competidores do rio (Pós 0’), 5 (Pós 5’) e 20 (Pós 20’) minutos. Os resultados demonstraram um aumento significativo nas concentrações de lactato (9,8 mmol/l, 9,4 mmol/l e 6,6 mmol/l) nos tempos 0’, 5’ e 20’ minutos pós respectivamente, com valores de P<0,01. Os achados indicam que após 20 minutos, os valores de lactato se reduziram de forma importante (P<0,05) em relação aos valores pré exercício (2,0 mmol/l), sugerindo que os atletas indicariam boas condições metabólicas para a segunda descida da prova.

Biografia do Autor

  • Carla Cristiane da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Departamento de Educação Física

    Centro de Ciências da Saúde

    Unversidade Estadual do Norte do Paraná- UENP

Downloads

Publicado

2013-04-21

Edição

Seção

Artigos Originais