USO DE ESTERÓIDES ANABÓLICO-ANDROGÊNICOS E ACELERADORES METABÓLICOS ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA

Autores/as

  • Alexandre Palma
  • Monique Assis

Resumen

Os objetivos do presente estudo foram identificar o quantitativo de professores de educação física atuantes em academias de ginástica usuários de esteróides anabólico-androgênicos (EAA) e aceleradores metabólicos (AM), bem como, as razões que conduzem os professores a fazer uso de tais substâncias químicas. Para tanto, foram investigados 305 professores por meio de um questionário. O levantamento permitiu observar que 38,69% já fez uso de AM na vida; 25,57% de EAA; 17,38% das duas drogas; enquanto, 53,44% nunca fez uso essas drogas na vida. Embora não se tenha uma base comparativa, pode-se concluir que os valores de prevalência para uso de AM e EAA em professores de educação física parece estar elevado, pois se espera que esses profissionais desencorajem o uso de drogas.

Biografía del autor/a

Alexandre Palma

Docente das Universidades Gama Filho e Estácio de Sá e-mail: alexandrepalma@domain.com.br

Monique Assis

Docente do Centro Universitário Augusto Motta (UniSuam) e-mail: monique_assis@uol.com.

Publicado

2008-08-25

Número

Sección

Seção temática