OS DISCURSOS DE CORPO BEM DITO, MAL DITO E NÃO DITO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE FILMES

Autores/as

  • Isabelle Sena Gomes Docente do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) e membro do Laboratório LAISTHESIS - Lab. de estudos sobre corpo, estética e sociedade (DEF/CCS/UFPB).
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.1590/57985479

Palabras clave:

Práticas corporais, Saúde, Cuidado, Análise Fílmica.

Resumen

Este estudo objetiva analisar discursos e práticas corporais contidas em produções fílmicas, articulando-as com possibilidades de uso do corpo e saúde. O corpus de análise é constituído por 20 filmes internacionais (1995 – 2009), que passaram por observação sistemática e posteriormente análise fílmica, especificamente análise de conteúdo com caráter interpretativo. Pode-se concluir que há relação entre ser, manter-se belo e obter sucesso pessoal e profissional. Há também certa inclinação para o exagero nos discursos. Existem discursos que incentivam a autonomia nos cuidados com o corpo, embasados na tentativa de manter-se saudável e feliz. No entanto, pouco fala-se sobre saúde nos textos e contextos das produções.

Biografía del autor/a

Isabelle Sena Gomes, Docente do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) e membro do Laboratório LAISTHESIS - Lab. de estudos sobre corpo, estética e sociedade (DEF/CCS/UFPB).

Graduada (Licenciatura Plena) em Educação Física (UFPB). Mestra em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB). Doutoranda em Sociologia pelo programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UFPB).

Iraquitan de Oliveira Caminha, Professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia nos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Líder dos grupos de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do Grupo de Estudos de FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO. Membro do LABORE - Laboratório de Psicopatologia Fundamental do EPSI (Espaço Psicanalítico) e do NEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação do EPSI.

Publicado

2017-10-31

Número

Sección

Artigos Originais