EFEITO DO TREINAMENTO COM PESOS NAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA EM DEFICIENTES INTELECTUAIS

Autores/as

  • Andrea Glaucy Davim Raulino Secretaria de Estado da Educação, Governo do Distrito Federal (Brasília – Distrito Federal – Brasil)
  • Ciro José Brito Departamento de Educação Física e Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Física, Universidade Federal de Sergipe (Aracaju – Sergipe – Brasil)
  • Jonatas França Barros Departamento de Educação Física e Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal – Rio Grande do Norte – Brasil)

Palabras clave:

Educação Física, treinamento resistido, deficiência intelectual, dinamômetro de força muscular

Resumen

Este estudo mediu a força muscular (isocinético) e atividades da vida diária (AVD) em deficientes intelectuais inseridos em um programa de treinamento resistido (TR). Foram medidos 40 indivíduos (21,6±4,8 anos) deficientes intelectuais (leve a severo) divididos em: grupo experimental (G1; n=20) e controle (G2). O G1 realizou 12 semanas (2 X semana) de TR (2-3 séries; entre 60-90% de 1RM) em 8 exercícios por sessão. A análise inferencial (Split-plot ANOVA) indicou incremento da força muscular (p<0,05) e melhor desempenho nas AVD (p<0,05) no G1 pós-intervenção. Em conclusão, o TR, mesmo em alta intensidade, é benéfico e pode ser seguramente prescrito para indivíduos com deficiência intelectual

Publicado

2016-02-03

Número

Sección

GTT – ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE