EXPECTATIVAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM HOSPITAIS PÚBLICOS BRASILEIROS

Autores/as

  • Larissa Alves Dias Licenciatura em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás, Universidade Estadual de Goiás (Goiânia – Goiás – Brasil)
  • Priscilla de Cesaro Antunes Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás (Goiânia – Goiás – Brasil)
  • Victor Hugo de Paiva Arantes Licenciatura em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás, Universidade Estadual de Goiás (Goiânia – Goiás – Brasil)

Palabras clave:

Professor de Educação Física, hospital, saúde, doença.

Resumen

Objetivou-se nesta pesquisa analisar as expectativas de atuação de professores de Educação Física em hospitais, por meio de análise documental de dez editais de concursos públicos brasileiros. Os dados apontaram que a atuação é majoritariamente voltada para o condicionamento físico e reabilitação de usuários e ginástica laboral para funcionários. Evidenciaram-se aproximações com o modelo biomédico nas relações entre exercício físico e doenças, mas também promoção, cuidado e educação em saúde, autonomia dos sujeitos e reinserção social. Frente aos questionamentos sobre a assistência hospitalar diante ao sistema de saúde brasileiro, é preciso acentuar as discussões de perspectiva crítica no sentido de qualificar a ação profissional em favor do conceito ampliado de saúde/doença.

Publicado

2016-02-03

Número

Sección

GTT – ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE