IMPACTOS DE ATIVIDADES AQUÁTICAS NA COORDENAÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores/as

  • Marilia Naves Rodrigues Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (Uberlândia – Minas Gerais – Brasil)
  • Solange Rodovalho Lima Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU) (Uberlândia – Minas Gerais – Brasil)

Palabras clave:

Deficiência intelectual, natação, adolescentes, coordenação corporal.

Resumen

Este estudo objetivou analisar as contribuições de um programa de atividades motoras em meio aquático na coordenação corporal de adolescentes com deficiência intelectual. Os participantes com idade entre doze e quinze anos, durante quatro meses realizaram atividades motoras em meio aquático. Antes, durante e após a intervenção a coordenação corporal deles foi avaliada com o teste KTK. A análise estatística foi realizada por meio do teste não paramétrico de Wilcoxon e a significância assumida foi de 0,05. Usou-se o software minitab 16. Os resultados mostraram melhoras nas quatro tarefas do teste, mas sem evolução estatisticamente significativa na coordenação corporal geral, pois o quociente motor total de cada adolescente ficou muito abaixo do esperado para a idade cronológica.

Publicado

2016-02-04

Número

Sección

GTT – INCLUSÃO E DIFERENÇA