A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: UM ESTUDO EM ANAIS DO CONBRACE/CONICE

Autores/as

  • Jolimar Cosmo Programa de Pós-graduação em Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Espírito Santo (Vitória – Espírito Santo – Brasil)

Palabras clave:

Educação Física, formação, inclusão, docentes.

Resumen

Pesquisa bibliográfica tendo por objetivo investigar e analisar, nos Anais do Conbrace/Conice, a produção e discussão do conhecimento sobre a formação de professores na perspectiva da inclusão, no período de 2000 a 2010. O desenvolvimento da pesquisa acontece em duas etapas: um levantamento dos estudos nos anais do referido congresso; e a interpretação dos dados por meio da técnica de análise de conteúdo, que permite elencar três categorias, a saber: os autores dos estudos, a formação inicial e a formação continuada. Os resultados enfatizam a pouca produção de estudos, apontam as dificuldades dos profissionais da Educação Física na promoção da inclusão e confirmam da necessidade da formação inicial/continuada para a qualificação da prática docente.

Publicado

2016-02-04

Número

Sección

GTT – INCLUSÃO E DIFERENÇA