PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM AÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: A INCLUSÃO COMO FOCO DE REFLEXÃO

Autores/as

  • Sylvia Fernanda Nascimento Laboratório de Educação Física Adaptada, Centro de Educação Física e Desporto, Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória – Espírito Santo – Brasil)

Palabras clave:

Formação continuada, educação física, prática pedagógica, inclusão.

Resumen

Procura responder ao objetivo de compreender as implicações de uma ação de formação continuada na prática pedagógica dos professores de Educação Física no processo de inclusão. Participaram da ação de formação sete professores no início das atividades e se firmaram com quatro professores até o final do processo. A pesquisa se baseou nos pressupostos da pesquisa-ação crítico-colaborativa, utilizando como instrumentos e procedimentos de coleta de dados: a narrativa, o diário de campo e a entrevista. Os professores registraram considerações significativas, em que a reflexão e a troca de experiências sustentaram mudanças incrementais em suas atividades docentes e contribuíram na transformação de concepções e atitudes em relação às práticas de inclusão.

Publicado

2016-02-04

Número

Sección

GTT – INCLUSÃO E DIFERENÇA