A JUVENTUDE RUMO À DOCÊNCIA: CONSIDERAÇõES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Gilson Cruz Junior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Eduardo Caparroz Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892013000100012

Palavras-chave:

Juventude, formação profissional, educação física.

Resumo

Este artigo se insere no campo de debates concernido na formação acadêmico-profissional em Educação Física, em sua interface com o tema juventude, propondo-se a refletir sobre as formas pelas quais esta condição – de jovem – pode exercer influência sobre as significações atribuídas pelos sujeitos em formação inicial ao ser professor. Para alcançar essa meta, organiza-se de acordo com o seguinte itinerário de discussão: a) princípios básicos do fenômeno juventude; b) o atual cenário da educação superior brasileira, à luz de suas relações com o imaginário juvenil; c) nexos dessa conjuntura com a formação docente em Educação Física.

Biografia do Autor

Gilson Cruz Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Francisco Eduardo Caparroz, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona e professor adjunto no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES).

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Publicado

2012-09-29

Edição

Seção

Artigos Originais