A JUVENTUDE RUMO À DOCÊNCIA: CONSIDERAÇõES ACERCA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Gilson Cruz Junior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Eduardo Caparroz Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892013000100012

Palavras-chave:

Juventude, formação profissional, educação física.

Resumo

Este artigo se insere no campo de debates concernido na formação acadêmico-profissional em Educação Física, em sua interface com o tema juventude, propondo-se a refletir sobre as formas pelas quais esta condição – de jovem – pode exercer influência sobre as significações atribuídas pelos sujeitos em formação inicial ao ser professor. Para alcançar essa meta, organiza-se de acordo com o seguinte itinerário de discussão: a) princípios básicos do fenômeno juventude; b) o atual cenário da educação superior brasileira, à luz de suas relações com o imaginário juvenil; c) nexos dessa conjuntura com a formação docente em Educação Física.

Biografia do Autor

  • Gilson Cruz Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), tutor no curso de licenciatura em Educação Física, modalidade a distância, e pesquisador do grupo Práxis (CEFD/UFES).

  • Francisco Eduardo Caparroz, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona e professor adjunto no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES).

Downloads

Publicado

2012-09-29

Edição

Seção

Artigos Originais