ADESÃO DE IDOSOS A PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA: MOTIVAÇÃO E SIGNIFICÂNCIA

Autores

  • José Antonio Bicca Ribeiro Universidade Federal de Pelotas
  • Adriana Schüler Cavalli Universidade Federal de Pelotas
  • Marcelo Olivera Cavalli Universidade Federal de Pelotas
  • Letícia de Vargas Pogorzelski
  • Márcia Rodrigues Prestes Universidade Federal de Pelotas
  • Luiza Isnardi Cardoso Ricardo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000400012

Palavras-chave:

Idoso, motivação, atividade motora, Educação Física.

Resumo

O estudo objetiva identificar motivos pelos quais idosos de Pelotas, RS, aderem a programas de atividade física (AF) e determinar a importância da AF. Com relação à metodologia, o estudo tem caráter descritivo com corte transversal e o instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas. A amostra é composta por 199 idosos – sendo 195 do sexo feminino e 4 do sexo masculino. Os participantes apresentam uma média de idade de 70,03 ± 6,17; e 46,7% pertencem à classe social “C”, conforme parâmetros da ABEP. Os resultados indicam a ‘prevenção de problemas de saúde’ como o principal motivo de adesão, 68,8%, e como a primordial importância atribuída à AF, 75,9%. Esta percepção indica uma postura consciente da relação AF e saúde.

Biografia do Autor

José Antonio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas - ESEF/UFPel.

Adriana Schüler Cavalli, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Ciências da Saúde e do Esporte pela Chukyo University (2001). Docente da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas - ESEF/UFPel.

Marcelo Olivera Cavalli, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Ciências da Saúde e do Esporte pela Chukyo University (2001). Docente da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas - ESEF/UFPel.

Letícia de Vargas Pogorzelski

Bacharel em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas - ESEF/UFPel.

Márcia Rodrigues Prestes, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas - ESEF/UFPel.

Luiza Isnardi Cardoso Ricardo, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas - ESEF/UFPel.

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Publicado

2012-06-08

Edição

Seção

Artigos Originais