CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS QUALIDADES PSICOMÉTRICAS DO QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (QSCSEF)

Autores

  • Marcela Almeida Zequinão Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID/UDESC
  • Fernando Luiz Cardoso Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID/UDESC

Palavras-chave:

Satisfação dos consumidores, Educação Física e treinamento, questionário, estudos de validação.

Resumo

Objetivo: criar e avaliar o Questionário de Satisfação dos Clientes em Serviços de Educação Física (QSCSEF). Método e Resultados: Avaliou-se o construto via avaliação de conteúdo (M=9,08), clareza (95,7%) e análise fatorial (três fatores), bem como a confiabilidade via a técnica das metades partidas (r=0,772) e da consistência interna (?=0,686). Conclusão: o QSCSEF apresentou uma boa reprodutibilidade e consistência interna em termos de confiabilidade. Pode ser considerado claro e válido para mensurar qualidade percebida, expectativa do cliente antes de utilizar o serviço e ocorrência de problemas, como determinantes para satisfação de consumidores de Florianópolis.

Biografia do Autor

Marcela Almeida Zequinão, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID/UDESC

Formada em Educação Física - Licenciatura, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Fernando Luiz Cardoso, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID/UDESC

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2013-04-21

Edição

Seção

Artigos Originais