SABERES E PRÁTICAS CORPORAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • Ari Lazzarotti Filho Faculdade de Educação Física - UFG
  • Ana Márcia Silva Universidade Federal de Goiás
  • Giovani de Lorenzi Pires Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Física, saber das práticas corporais, EaD.

Resumo

O presente texto comunica o resultado de uma investigação que objetivou compreender como é desenvolvido o saber das práticas corporais num curso de licenciatura em Educação Física (EF) na modalidade a distância. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e a análise dos dados foi desenvolvida com apoio do software Nvivo 9.1. Como resultado, destaca-se que o saber das práticas corporais marca a perspectiva dos componentes da equipe pedagógica, tanto na sua história de vida como em seus processos de escolarização, além de aparecer como preocupação no desenvolvimento do curso na modalidade a distância. Identifica-se essa preocupação, também, no projeto político pedagógico do curso, mas o processo pedagógico parece estar centrado no saber sobre as práticas corporais desenvolvidas através das mídias digitais.

Biografia do Autor

Ari Lazzarotti Filho, Faculdade de Educação Física - UFG

Doutor em Educação Física.

Endereço: Rua SB 35, QD 46 Lt 03

Condominio Portal do Sol II

Goiânia - Go

CEP: 74884-645

Ana Márcia Silva, Universidade Federal de Goiás

Pós doutora em Educação Física.

Endereço:

FEF - Faculdade de Educação Física - Campus Samambaia, Caixa Postal 131 -CEP: 74001-970 Goiânia - Goiás - Brasil - Fax: (062) 3521-1185 Fone: (062) 3521-1141

 

Giovani de Lorenzi Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Física.

Endereço:

Rua das Acácias, 368 Carvoeira

Florianópolis-SC

CEP 88040-560

Fone: 48 - 37218615

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-05-08

Edição

Seção

Artigos Originais