Este estudo teve como objetivo identificar quais são as repercussões das exigências de produtividade no campo acadêmico para os discentes de um curso de pós-graduação, e de que forma estas afetam objetiva e subjetivamente o seu cotidiano. Na investigação adotou-se a abordagem metodológica qualitativa, tendo como referência a busca da compreensão do objeto estudado e sua explicação na prática social (TRIVIÑOS, 2006). Optou-se pela realização de um estudo de caso, pelo entendimento de que esse tipo de pesquisa qualitativa seria a mais adequada para alcançar os propósitos das indagações levantadas. A delimitação do tempo e a mensuração quantitativa de índices de produção foram identificadas como as principais causas da precarização da formação em um curso de mestrado.
Biografia do Autor
Valdelaine da Rosa Mendes, UFPel
Licenciada em Educação Física, Bacharel em Ciências Sociais, Mestre em Educação, Doutora em Educação, Pós-doutoranda em Educação. Professora Universidade Federal de Pelotas.
Jacob Alfredo Iora, UFPel
Licenciado em Educação Física. Mestrando em Educação Física, UFPel.