A OPINIÃO DOS ESTUDANTES SOBRE AS ExIGÊNCIAS DA PRODUÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Valdelaine da Rosa Mendes UFPel
  • Jacob Alfredo Iora UFPel

Palavras-chave:

Pós-graduação, produção, Educação Física, pesquisa

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar quais são as repercussões das exigências de produtividade no campo acadêmico para os discentes de um curso de pós-graduação, e de que forma estas afetam objetiva e subjetivamente o seu cotidiano. Na investigação adotou-se a abordagem metodológica qualitativa, tendo como referência a busca da compreensão do objeto estudado e sua explicação na prática social (TRIVIÑOS, 2006). Optou-se pela realização de um estudo de caso, pelo entendimento de que esse tipo de pesquisa qualitativa seria a mais adequada para alcançar os propósitos das indagações levantadas. A delimitação do tempo e a mensuração quantitativa de índices de produção foram identificadas como as principais causas da precarização da formação em um curso de mestrado.

Biografia do Autor

  • Valdelaine da Rosa Mendes, UFPel
    Licenciada em Educação Física, Bacharel em Ciências Sociais, Mestre em Educação, Doutora em Educação, Pós-doutoranda em Educação. Professora Universidade Federal de Pelotas.
  • Jacob Alfredo Iora, UFPel
    Licenciado em Educação Física. Mestrando em Educação Física, UFPel.

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Publicado

2013-07-16

Edição

Seção

Artigos Originais