EXCERTOS SOBRE O SEDENTARISMO

Autores

  • Alexandre Palma Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Murilo Mariano Vilaça Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Monique Ribeiro de Assis Universidade Gama Filho

Palavras-chave:

Estilo de vida sedentário, Ciência, Saúde, Comportamento de redução do risco

Resumo

O sedentarismo tem sido tratado como algo perfeitamente determinável, objetivo e, portanto, que pode ser apreendido. Por outro lado, o conceito de sedentarismo ainda permanece questionável e, por conseguinte, os instrumentos mostram-se inconsistentes. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi mostrar que diferentes discursos de verdade vêm concorrendo por esse conceito, o que nos motiva a pensar qual é a verdade ou, até mesmo, se há alguma verdade sobre ele. Após apresentarmos diferentes possibilidades de compreender o sedentarismo, através do uso de aforismos, entendemos que postular um discurso como verdade talvez apenas signifique que as pessoas nele creem e que há uma vontade de verdade como uma vontade voltada para o poder.

Biografia do Autor

Alexandre Palma, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1995), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e estágio de pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona na Escola de Educação Física e Desportos. Atua, ainda, como parecerista da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Movimento e Arquivos em Movimento (UFRJ). Tem experiência acadêmica no campo da Educação Física nas seguintes áreas: treinamento desportivo, atividade física e promoção da saúde e futebol.

Murilo Mariano Vilaça, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do curso de Pós-graduação lato-sensu em Pedagogia Crítica da Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGEF/EEFD/UFRJ)

Monique Ribeiro de Assis, Universidade Gama Filho

Doutora em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte e do Exercício da Universidade Gama Filho (UGF)

Downloads

Publicado

2014-02-13

Edição

Seção

Artigos Originais