CULTURA E HABILIDADE: UM DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ANTROPOLOGIA DE TIM INGOLD

Autores

  • José Alfredo Oliveira Debortoli Departamento de Educação Física; Programa de Pós-graduação em Estudos do Lazer, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil)
  • Carlos Emanuel Sautchuk Departamento de Antropologia; Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade de Brasília (Brasília – Distrito Federal – Brasil)

Palavras-chave:

Educação Física, antropologia, Tim Ingold, cultura.

Resumo

O texto propõe uma aproximação da abordagem antropológica de Tim Ingold a partir de uma reflexão sobre o campo de conhecimentos que vem constituindo a Educação Física brasileira nas últimas três décadas. Enfatizamos uma ancoragem teórico-metodológica que propõe alternativas a abordagens que objetificam tanto a natureza quanto a cultura, requerendo outras perspectivas de compreensão e conhecimento. Ao longo do texto esperamos elucidar possibilidades de relacionar engajamento prático, aprendizagem e produção de sentido. Os estudos de Tim Ingold proporcionam repensar as formas de apropriação pela Educação Física de modelos teóricos das Ciências Sociais e Humanas; em especial, na Antropologia, a noção de cultura, que vem sendo debatida em seus locais de produção, por seu caráter representacionista.

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Publicado

2016-02-03

Edição

Seção

GTT – ESCOLA