EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E AS DISCUSSÕES SOBRE MEIO AMBIENTE: UM ENCONTRO NECESSÁRIO
Autores
Simone S. M. Guimarães
Ida Carneiro Martins
Leandro Lucentini
Michele Viviene Carbinatto
Wagner Wey Moreira
Regina Simões
Resumo
O presente artigo, elaborado com base em um trabalho teórico de revisão bibliográfica, destina-se a refletir sobre a relação entre os temas educação física e educação ambiental,
no contexto da educação física no ensino médio. Para tanto, foi estruturado da seguinte forma: no primeiro momento, analisamos a importância de o tema educação ambiental
fazer parte da educação formal dos alunos, especialmente dos que freqüentam o ensino médio; como segundo ponto, fazemos uma análise da educação física nesse nível de
escolarização; por fim, apontamos para as possibilidades de o tema educação ambiental, interdisciplinar por natureza, fazer parte dos conhecimentos a serem tratados pela educação física no ensino médio.
Biografia do Autor
Simone S. M. Guimarães
Faculdade de Vinhedo e Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)
Ida Carneiro Martins
Coordenadora do Curso de Graduação em Educação
Física da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)
Leandro Lucentini
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)/Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)
Michele Viviene Carbinatto
Faculdade de Vinhedo
Wagner Wey Moreira
Programa de Mestrado em Educação Física, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)
E-mail: wmoreira@unimep.br
Regina Simões
Programa de Mestrado em Educação Física, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)