EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E AS DISCUSSÕES SOBRE MEIO AMBIENTE: UM ENCONTRO NECESSÁRIO

Autores

  • Simone S. M. Guimarães
  • Ida Carneiro Martins
  • Leandro Lucentini
  • Michele Viviene Carbinatto
  • Wagner Wey Moreira
  • Regina Simões

Resumo

O presente artigo, elaborado com base em um trabalho teórico de revisão bibliográfica, destina-se a refletir sobre a relação entre os temas educação física e educação ambiental, no contexto da educação física no ensino médio. Para tanto, foi estruturado da seguinte forma: no primeiro momento, analisamos a importância de o tema educação ambiental fazer parte da educação formal dos alunos, especialmente dos que freqüentam o ensino médio; como segundo ponto, fazemos uma análise da educação física nesse nível de escolarização; por fim, apontamos para as possibilidades de o tema educação ambiental, interdisciplinar por natureza, fazer parte dos conhecimentos a serem tratados pela educação física no ensino médio.

Biografia do Autor

Simone S. M. Guimarães

Faculdade de Vinhedo e Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Ida Carneiro Martins

Coordenadora do Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Leandro Lucentini

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Michele Viviene Carbinatto

Faculdade de Vinhedo

Wagner Wey Moreira

Programa de Mestrado em Educação Física, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) E-mail: wmoreira@unimep.br

Regina Simões

Programa de Mestrado em Educação Física, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Downloads

Edição

Seção

Seção temática