PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ENTRE A REPRODUÇÃO E A REFLEXÃO
Autores
Mônica Urroz Sanchotene
Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Vicente Molina Neto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo
Neste artigo apresentamos a pesquisa na qual buscamos compreender a constituição das práticas pedagógicas através das teorias da ação. Neste sentido, desenvolvemos um estudo de caso etnográfico em uma escola municipal de Porto Alegre. Obtivemos a colaboração de oito professores de educação física que se encontravam em distintos momentos da docência e observamos que as experiências vividas pelos mesmos influenciam fortemente sua prática pedagógica. Identificamos que os professores que problematizam suas práticas o fazem com o auxílio de teorias pedagógicas recentes. A pesquisa foi apresentada aos professores colaboradores como forma de validação do estudo e com o intuito de estabelecer um diálogo com os participantes, promovendo uma discussão sobre suas práticas.
Biografia do Autor
Mônica Urroz Sanchotene, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora de educação física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.