AS PRÁTICAS CORPORAIS A EDUCAÇÃO DO CORPO INDÍGENA: A CONTRIBUIÇÃO DO ESPORTE NOS JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS

Autores

  • Arthur José Medeiros de Almeida Universidade de Brasília
  • Dulce Maria Filgueira de Almeida Universidade de Brasília
  • Beleni Salete Grando Universidade Estadual do Mato Grosso

Palavras-chave:

Corpo, jogos, indígenas

Resumo

No presente estudo procurou-se analisar a relação entre o esporte e a educação do corpo indígena no contexto dos Jogos dos Povos Indígenas. O objetivo foi o de entender o significado do evento em relação ao sentido de educação do corpo indígena. Para tanto, realizou-se uma investigação com base nos pressupostos metodológicos das Ciências Sociais, combinando-se consulta a documentos com a o trabalho de campo, que ocorreu durante a IX edição dos Jogos dos Povos Indígenas. Nesse ínterim, a reflexão e a interpretação mostraram que o evento adquire conotação de espetáculo e que práticas corporais tradicionais assumem características do esporte de alto rendimento, podendo contribuir para o surgimento de outro habitus e modificar a relação dos indígenas com o uso de seu corpo.

Biografia do Autor

Arthur José Medeiros de Almeida, Universidade de Brasília

Mestre em Educação Física

Doutorando em Sociologia

Pesquisador do Coeduc e do Necon/Rede CEDES (UnB)

Dulce Maria Filgueira de Almeida, Universidade de Brasília

Professora Adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília Doutora em Sociologia Coordenadora do Necon/Rede CEDES (UnB)

Beleni Salete Grando, Universidade Estadual do Mato Grosso

Professora do Departamento de Educação Física/UNEMAT Doutora em Educação Coordenadora do COEDUC - CNPq

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Publicado

2011-01-05

Edição

Seção

Artigos Originais