AS PRÁTICAS CORPORAIS A EDUCAÇÃO DO CORPO INDÍGENA: A CONTRIBUIÇÃO DO ESPORTE NOS JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS
Autores
Arthur José Medeiros de Almeida
Universidade de Brasília
Dulce Maria Filgueira de Almeida
Universidade de Brasília
Beleni Salete Grando
Universidade Estadual do Mato Grosso
Palavras-chave:
Corpo, jogos, indígenas
Resumo
No presente estudo procurou-se analisar a relação entre o esporte e a educação do corpo indígena no contexto dos Jogos dos Povos Indígenas. O objetivo foi o de entender o significado do evento em relação ao sentido de educação do corpo indígena. Para tanto, realizou-se uma investigação com base nos pressupostos metodológicos das Ciências Sociais, combinando-se consulta a documentos com a o trabalho de campo, que ocorreu durante a IX edição dos Jogos dos Povos Indígenas. Nesse ínterim, a reflexão e a interpretação mostraram que o evento adquire conotação de espetáculo e que práticas corporais tradicionais assumem características do esporte de alto rendimento, podendo contribuir para o surgimento de outro habitus e modificar a relação dos indígenas com o uso de seu corpo.
Biografia do Autor
Arthur José Medeiros de Almeida, Universidade de Brasília
Mestre em Educação Física
Doutorando em Sociologia
Pesquisador do Coeduc e do Necon/Rede CEDES (UnB)
Dulce Maria Filgueira de Almeida, Universidade de Brasília
Professora Adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília Doutora em Sociologia Coordenadora do Necon/Rede CEDES (UnB)
Beleni Salete Grando, Universidade Estadual do Mato Grosso
Professora do Departamento de Educação Física/UNEMAT Doutora em Educação Coordenadora do COEDUC - CNPq