TEXTO TELEVISIVO E EDUCAÇÃO INFANTIL: CONHECIMENTO COTIDIANO E TRABALHO PEDAGÓGICO

Autores

  • Martha Benevides Costa Universidade do Estado da Bahia
  • Augusto Cesar Rios Leiro Universidade Federal da Bahia

Resumo

Esta pesquisa buscou identificar os sentidos que as crianças produzem para a educação física, a partir do texto televisivo sobre a cultura corporal e suas implicações pedagógicas nas aulas de educação física na educação infantil, para vislumbrar possibilidades de um projeto de educação física que auxilie as crianças a dialogarem com o texto televisivo. Tratou-se de uma pesquisa participante, na qual concluímos que o trabalho por temas geradores possibilita a integração da linguagem audiovisual na escola. Tal trabalho é mais amplo que a educação física e deve envolver toda a escola, mas ela tem papel significativo porque muito da relação criança-TV se faz pelo eixo corpo-movimento.

Biografia do Autor

Martha Benevides Costa, Universidade do Estado da Bahia

Martha Benevides da Costa. Licenciada em Educação Física/UEFS, Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação/UNEB, mestra em Educação/UFBA, Professora da Universidade do Estado da Bahia e da Faculdade Social da Bahia. marthabcosta@yahoo.com.br

Augusto Cesar Rios Leiro, Universidade Federal da Bahia

Augusto Cesar Rios Leiro. Professor da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. Licenciado em Educação Física/UCSAL, doutor em Educação/UFBA. cesar.leiro@ig.com.br

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2010-03-03

Edição

Seção

Artigos Originais