O PERSONAL TRAINER NA PERSPECTIVA DO MARKETING

Autores

  • Cibele Biehl Bossle
  • Alex Branco Fraga EsEF/UFRGS

Palavras-chave:

Personal trainer, marketing, formação profissional, Educação Física.

Resumo

Esse estudo apresenta mapeamento das referências dedicadas à formação do personal trainer em bases de dados eletrônicas. Essa garimpagem revelou baixa produção científica sobre o assunto e mostrou que na literatura sobre personal trainer predominam livros com linguagem corrente no mundo dos negócios. Esses achados nos levaram a indagar sobre a força do discurso físico-empresarial, especialmente o marketing, na constituição desta ocupação profissional. Jeremy Rifkin, Zygmunt Bauman, Paula Sibilia e Denise Sant’Anna permitiram visualizar que o marketing dirigido ao personal trainer tem como tarefa reinventar, ressignificar e “repaginar” esta modalidade de serviço em nome da sobrevivência no disputado mercado da vida ativa.

Biografia do Autor

Cibele Biehl Bossle

Licenciada em Educação Física. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela ESEF/UFRGS.

Alex Branco Fraga, EsEF/UFRGS

Licenciado em Educação Física. Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais