O PERSONAL TRAINER NA PERSPECTIVA DO MARKETING

Autores

  • Cibele Biehl Bossle
  • Alex Branco Fraga EsEF/UFRGS

Palavras-chave:

Personal trainer, marketing, formação profissional, Educação Física.

Resumo

Esse estudo apresenta mapeamento das referências dedicadas à formação do personal trainer em bases de dados eletrônicas. Essa garimpagem revelou baixa produção científica sobre o assunto e mostrou que na literatura sobre personal trainer predominam livros com linguagem corrente no mundo dos negócios. Esses achados nos levaram a indagar sobre a força do discurso físico-empresarial, especialmente o marketing, na constituição desta ocupação profissional. Jeremy Rifkin, Zygmunt Bauman, Paula Sibilia e Denise Sant’Anna permitiram visualizar que o marketing dirigido ao personal trainer tem como tarefa reinventar, ressignificar e “repaginar” esta modalidade de serviço em nome da sobrevivência no disputado mercado da vida ativa.

Biografia do Autor

  • Cibele Biehl Bossle
    Licenciada em Educação Física. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela ESEF/UFRGS.
  • Alex Branco Fraga, EsEF/UFRGS
    Licenciado em Educação Física. Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais