NA TEORIA A PRÁTICA É OUTRA? ANÁLISE DO CONHECIMENTO ESPORTE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SUL CATARINENSE

Autores

  • Carlos Augusto Euzébio UNESC
  • Vidalcir Ortigara UNESC

Palavras-chave:

Educação, educação física, educação física-conhecimento, formação inicial de professores.

Resumo

A produção crítica em Educação Física não se reflete como avanço na prática docente, o que é expresso pelo dito: “Na prática, a teoria é outra”. Em perspectiva contrária, nossa hipótese é que tais estudos não são oferecidos aos professores da área. Analisamos a bibliografia básica das disciplinas que abordam o esporte nos cursos de formação inicial de professores de Educação Física de quatro instituições, procurando identificar se o esporte é abordado a partir das reflexões críticas. Concluímos que apenas quatro disciplinas abordam o esporte com obras do campo crítico, permitindo apropriação de sua complexidade, contradição e polissemia. Portanto, depreendemos do estudo que a formação inicial vincula-se a um projeto não-crítico de educação, ou seja, na prática a teoria é a mesma.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Euzébio, UNESC

Licenciado em Educação Física

Mestre em Educação

Prof. do Curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense

Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Física escolar: conhecimento e intervenção - GEPEF

Vidalcir Ortigara, UNESC

Licenciado em Educação Física

Especialista em Planejamento e Avalaiação da Educação Física

Doutor em Educação

Prof. do Curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense

Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Física escolar: conhecimento e intervenção - GEPEF

Downloads

Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais