NA TEORIA A PRÁTICA É OUTRA? ANÁLISE DO CONHECIMENTO ESPORTE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SUL CATARINENSE

Autores

  • Carlos Augusto Euzébio UNESC
  • Vidalcir Ortigara UNESC

Palavras-chave:

Educação, educação física, educação física-conhecimento, formação inicial de professores.

Resumo

A produção crítica em Educação Física não se reflete como avanço na prática docente, o que é expresso pelo dito: “Na prática, a teoria é outra”. Em perspectiva contrária, nossa hipótese é que tais estudos não são oferecidos aos professores da área. Analisamos a bibliografia básica das disciplinas que abordam o esporte nos cursos de formação inicial de professores de Educação Física de quatro instituições, procurando identificar se o esporte é abordado a partir das reflexões críticas. Concluímos que apenas quatro disciplinas abordam o esporte com obras do campo crítico, permitindo apropriação de sua complexidade, contradição e polissemia. Portanto, depreendemos do estudo que a formação inicial vincula-se a um projeto não-crítico de educação, ou seja, na prática a teoria é a mesma.

Biografia do Autor

  • Carlos Augusto Euzébio, UNESC

    Licenciado em Educação Física

    Mestre em Educação

    Prof. do Curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Física escolar: conhecimento e intervenção - GEPEF

  • Vidalcir Ortigara, UNESC

    Licenciado em Educação Física

    Especialista em Planejamento e Avalaiação da Educação Física

    Doutor em Educação

    Prof. do Curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Física escolar: conhecimento e intervenção - GEPEF

Downloads

Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais