A PEDAGOGIA DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA EFICAZ

Autores

  • Antonio Jorge Gonçalves Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alvaro Rego Millen Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alexandre da Costa Ferreira Universidade Gama Filho

Palavras-chave:

Educação, Educação Física, escola eficaz, esporte, clima escolar.

Resumo

O artigo analisa o projeto de educação física desenvolvido em uma escola pública que pode ser considerada eficaz. A pesquisa foi desenvolvida através da imersão de um dos autores na referida escola. Para a coleta de dados foram utilizados diários de campo e fichas de observação etnográficas. As informações coletadas permitem inferir que: o desenvolvimento da educação física está associado a mecanismos institucionais que auxiliam a formação do clima escolar; por outro lado, a educação física também tem participação na configuração desse clima escolar; o papel de liderança se reflete na forma como a escola se estrutura; e a ideia de terminalidade construída a partir do engajamento da escola em competições esportivas pode contribuir para a construção de objetivos compartilhados.

Biografia do Autor

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Faculdade de Educação

Bolsista de produtividade do CNPq

Processo 3051172/2007-7

Alvaro Rego Millen Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação Física Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Centro Universitário de Barra Mansa Endereço residencial: Rua São Sebastião 51, apto. 502 Centro, Barra Mansa-RJ CEP: 27345-480

Alexandre da Costa Ferreira, Universidade Gama Filho

Mestre em Educação Física

Universidade Gama Filho

Downloads

Publicado

2013-04-21

Edição

Seção

Artigos Originais