A PEDAGOGIA DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA EFICAZ
Autores
Antonio Jorge Gonçalves Soares
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Alvaro Rego Millen Neto
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Alexandre da Costa Ferreira
Universidade Gama Filho
Palavras-chave:
Educação, Educação Física, escola eficaz, esporte, clima escolar.
Resumo
O artigo analisa o projeto de educação física desenvolvido em uma escola pública que pode ser considerada eficaz. A pesquisa foi desenvolvida através da imersão de um dos autores na referida escola. Para a coleta de dados foram utilizados diários de campo e fichas de observação etnográficas. As informações coletadas permitem inferir que: o desenvolvimento da educação física está associado a mecanismos institucionais que auxiliam a formação do clima escolar; por outro lado, a educação física também tem participação na configuração desse clima escolar; o papel de liderança se reflete na forma como a escola se estrutura; e a ideia de terminalidade construída a partir do engajamento da escola em competições esportivas pode contribuir para a construção de objetivos compartilhados.
Biografia do Autor
Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutor em Educação Física
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação
Bolsista de produtividade do CNPq
Processo 3051172/2007-7
Alvaro Rego Millen Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutorando em Educação Física
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Centro Universitário de Barra Mansa
Endereço residencial:
Rua São Sebastião 51, apto. 502
Centro, Barra Mansa-RJ
CEP: 27345-480
Alexandre da Costa Ferreira, Universidade Gama Filho