EDUCAÇÃO DA MENTE E DO CORPO, PROFESSOR PESQUISADOR REFLEXIVO E A CIÊNCIA DO CONCRETO

Authors

  • Tania Mara Tavares Silva UNIRIO
  • Hugo Rodolfo Lovisolo UERJ

Keywords:

Professor reflexivo, formação do professor, produção de conhecimento, bricoleur.

Abstract

A partir das contribuições de Lovisolo (1995), que usa a imagem do bricoleur de Lévi-Strauss para pensar a prática docente, tentamos neste artigo resignificar as contribuições da corrente de formação docente denominada de Professor Pesquisador Reflexivo (PPR). Seus principais autores, sobretudo, Stenhouse, é visto sob a perspectiva que domina em sua interpretação e que enfatiza a autonomia, a criatividade, a arte e posta em contraposição com a perspectiva delineada por Lovisolo a partir dos entendimentos de Lévi-Strauss sobre as formas do pensamento primitivo e científico. Por último, são postas questões sobre o funcionamento do ensino que, o romantismo que vigora no campo da formação do PPR, parece operar recusando tanto esse tipo de questões quanto suas possíveis respostas.  

Issue

Section

Artigos Originais