O LIVRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DA GINÁSTICA NO ENSINO PÚBLICO PRIMÁRIO PARANAENSE (FIM DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX)

Authors

  • Diogo Rodrigues Puchta Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista CAPES.
  • Marcus Aurélio Taborda de Oliveira UFMG

Keywords:

história do ensino da educação física/ginástica, história das disciplinas escolares, história do livro didático.

Abstract

No presente trabalho procuramos analisar as motivações do autor Domingos Nascimento ao se valer da obra de Daniel Schreber, Ginástica doméstica, médica e higiênica, para escrever sobre a ginástica que deveria ser ensinada e praticada nas escolas paranaenses. Buscamos confrontar a perspectiva dos dois autores com relação à Educação Física e à Ginástica pensadas nos anos iniciais do séc. XX, bem como contextualizar tais perspectivas com a situação em que se encontrava a instrução pública no estado do Paraná, de grandes discussões em torno da renovação do ensino, manifestadas no inicio de um amplo ciclo de reformas escolares, no qual a “novidade” da Educação Física regular nas escolas é apenas um exemplo.

Author Biographies

Diogo Rodrigues Puchta, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista CAPES.

Licenciado em Educação Fisica pela UFPR. Mestre em Educação pela UFPR e doutorando em Educação pela UFMG

Marcus Aurélio Taborda de Oliveira, UFMG

Professor da universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista em produtividade do CNPq.

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Published

2015-03-31

Issue

Section

Artigos Originais