REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA E LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA COM AUTISMO NO ATO DE BRINCAR

Authors

  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica (UFES/CEFD/DG). Endereço: Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos – UFES Av. Fernando Ferrari, 514 Campus Goiabeiras – Vitória, ES CEP 29.075.710 mgracasilvasa@gmail.com
  • Zelinda Orlandi Siquara Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFES) Bolsista de extensão Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa/CEFD/UFES)
  • José Francisco Chicon Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica (UFES/CEFD/DG). Endereço: José Francisco Chicon Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos – UFES Av. Fernando Ferrari, 514 Campus Goiabeiras – Vitória, ES CEP 29.075.710 e-mail: chiconjf@yahoo.com.br

Keywords:

PALAVRAS-CHAVE, Representação simbólica, autismo, linguagem, brincadeira.

Abstract

RESUMO: Objetiva analisar as representações simbólicas produzidas no espaço da brinquedoteca, por meio do jogo de faz de conta de uma criança autista, sexo masculino, idade de cinco anos, oriunda da comunidade — Vitória/ES. Utiliza o método qualitativo, a partir de observação participante, videogravação, fotografias e registros em diário de campo. Os dados analisados evidenciam o quanto a experiência de brincar da criança autista favorece a internalização desse elemento da cultura (a brincadeira), na medida em que implica a (re)significação de objetos e a representação de situações de vida, utilizando múltiplas possibilidades de linguagens e potencializando o processo de desenvolvimento intra/interpessoal.

Author Biographies

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica (UFES/CEFD/DG). Endereço: Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos – UFES Av. Fernando Ferrari, 514 Campus Goiabeiras – Vitória, ES CEP 29.075.710 mgracasilvasa@gmail.com

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Especialização em Educação Fisica escolar (1996), Mestrado em Educação/Educação Especial pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e Doutorado em Educação/Educação e Diversidade Humana pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). É professora Adjunta II do Centro de Educação Física e Desportos/Departamento de Ginástica e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenou do GTT Inclusão e Diferença/CBCE (biênio 2009-2011). Tem experiência no campo da Educação e Educação Fisica, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, Educação Física adaptada, inclusão e TGD. Cordenadora do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES).

Zelinda Orlandi Siquara, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFES) Bolsista de extensão Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa/CEFD/UFES)

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFES. Bolsista de Extensão no Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES).

José Francisco Chicon, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica (UFES/CEFD/DG). Endereço: José Francisco Chicon Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos – UFES Av. Fernando Ferrari, 514 Campus Goiabeiras – Vitória, ES CEP 29.075.710 e-mail: chiconjf@yahoo.com.br

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2005). Professor Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES, Área de Concentração: Estudos Pedagógicos e Sócio-Culturais. Linha de Pesquisa: Educação Física, Currículo e cotidiano Escolar. Linha de Pesquisa: Estudos que enfoquem a questão da inclusão escolar em Educação Física. Cordenador do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES). Livros Publicados: Jogo, mediação pedagógica e inclusão: a práxis pedagógica (2004), Educação Especial: fundamentos para a prática pedagógica (2004) e Prática psicopedagógica em crianças com NEEs: abordagem psicomotora (1999).

Additional Files

Published

2015-06-23

Issue

Section

Artigos Originais