TRADUÇÃO E VALIDADE DE CONTEÚDO DO YOUTH SPORT VALUE QUESTIONNAIRE 2

Authors

  • Ricardo Pedrozo Saldanha Faculdade Cenecista de Osório (FACOS/RS) e Centro Universitário LaSalle (Canoas/RS)
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Québec à Trois-Rivières, Trois-Revières, Québec – Canadá
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

Tradução, Validade de Conteúdo, Fidedignidade, Inventário de Valores no Esporte-2.

Abstract

O objetivo do presente estudo foi traduzir, testar os princípios métricos de Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) e de consistência interna do Youth Sport Value Questionnaire 2 (YSVQ-2). O processo de tradução seguiu as recomendações de Vallerand (1999), através do método duplo cego. O CVC do IVEJ-2 foi avaliado, em sua clareza e pertinência, por três juízes a partir de uma escala tipo Likert (de 1 a 5) para cada item. O cálculo do CVCt foram satisfatórios, tanto para a Clareza (CVCt = 0,83) quanto para a Pertinência (CVCt =0,88) dos itens. Os resultados de Alpha de Cronbach apresentaram índices de confiabilidade (Alpha Status = 0,711; Alpha Competência = 0,785; Alpha Morais = 0,738). Assim, considera-se que o IVEJ-2 é válido sob o ponto de vista da Validade de Conteúdo e fidedigno.

Author Biographies

Ricardo Pedrozo Saldanha, Faculdade Cenecista de Osório (FACOS/RS) e Centro Universitário LaSalle (Canoas/RS)

Atualmente é professor da Faculdade Cenecista de Osório, membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pedagogia e Psicologia do Esporte (UFRGS) - NP3 Esporte e do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO/PUCRS). Especialização em Musculação e Treinamento de Força (UGF/RJ). Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano/UFRGS. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Treinamento Desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do treinamento desportivo, psicologia do esporte, avaliação em educação física, treinamento físico e metodologia da pesquisa.

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Université du Québec à Trois-Rivières, Trois-Revières, Québec – Canadá

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Psicologia pela Université de Montréal (2000). Possui dois pós-doutorados, o primeiro realizado no Laboratoire de Variables Affectives (LaVA) pela Université de Montréal (2001), em Montreal (Canadá), dirigido pelo prof. Dr. Bernard Tétreau, e o segundo realizado no Collectif de Recherche en Counseling et Développement de Carrière (CRCDC) pela Université de Sherbrooke (2006-2008), em Sherbrooke (Canadá), dirigido pela profa. Dra. Marcelle Gingras. Integra o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional. É prof. licenciado para estudos pós-doutorais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é prof. horista da Université du Québec à Montréal (UQÀM). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: interesses profissionais, maturidade e motivação referente à carreira e estudos normativos, descritivos e exploratórios. Atualmente tem se interessado por Psicologia do Esporte. Participa de vários Eventos Científicos de caráter nacional e internacional. É autor de capítulos de livros e de diversos artigos científicos publicados em revistas especializadas. É lider de Grupo de Pesquisa no CNPq (Núcleo de Estudos em Pedagogia e Psicologia do Esporte). É membro da Ordre des Conseillers et des Conseillères dOrientation et des psychoéducateurs et psychoéducatrices du Québec (OCCOPPQ). É membro do grupo de pesquisadores do Centre de Recherche et dIntervention sur lÉducation et la Vie au Travail (CRIEVAT), de lUniversité Laval. É diretor-fundador do Service dIntervention et de Recherche en Orientation et Psychologie (SIROP), em Montreal, no Canadá.

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Educação Física licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2003). Atualmente é professor Associado da ESEF/UFRGS. Tem experiência na área da Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Treino Desportivo.

Additional Files

Published

2015-06-23

Issue

Section

Artigos Originais