IMPACTO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DECLARATIVO DE INICIANTES NA GINÁSTICA ARTÍSTICA.

Authors

  • Ivana Montandon Soares Aleixo Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG
  • ISABEL MESQUITA Professora Associada da Faculdade do Desporto – Universidade do Porto-

Keywords:

Ginástica, Ensino, conhecimento declarativo

Abstract

O presente estudo objetivou verificar o impacto da aplicação de uma abordagem instrucional baseada em 3 modelos de ensino (instrução direta, ensino de pares e aprendizagem cooperativa) no aumento do conhecimento declarativo em praticantes de Ginástica Artística (GA). Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário a 56 praticantes do sexo feminino entre os 9 e 12 anos, 28 no grupo experimental e 25 no grupo controle. Os resultados evidenciaram que o grupo experimental evoluiu significativamente no conhecimento declarativo, independentemente do nível de habilidade das praticantes, enquanto no grupo controle não houve evolução. Este estudo evidencia a importância de aplicação combinada de diferentes modelos de ensino na eficácia pedagógica do treino da GA.

Author Biographies

Ivana Montandon Soares Aleixo, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

Profa Doutora do Departamento de Esportes Áreas: pedagogia do esporte, ginástica artística, ginásticas, treinamento esportivo, saúde e qualidade de Vida

ISABEL MESQUITA, Professora Associada da Faculdade do Desporto – Universidade do Porto-

Professora Associada da Faculdade do Desporto – Pedagogia do esporte, treinamento esportivo - Universidade do Porto- Portugal

Additional Files

Published

2016-12-18

Issue

Section

Artigos Originais