FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO

Authors

  • José Francisco Chicon Departamento de Ginástica e Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória — Espírito Santo — Brasil)
  • Gilmar de Carvalho Cruz Departamento de Educação Física, Setor de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Centro-Oeste; Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa (Irati — Paraná — Brasil)

Keywords:

Formação continuada, Educação Física, inclusão, autismo

Abstract

O estudo objetiva compreender a prática pedagógica inclusiva experimentada pelos professores de Educação Física na escola em uma ação de formação continuada. A pesquisa foi realizada no período de agosto a dezembro de 2011, no LAEFA/CEFD/UFES, com três horas presenciais e três não presenciais, totalizando 15 encontros, envolvendo a participação de oito professores de Educação Física. Teve por base os pressupostos da pesquisa-ação crítico-colaborativa, utilizando como instrumentos e procedimentos de coleta de dados a audiogravação, o diário de campo e a entrevista narrativa. Os professores registraram considerações significativas que sustentam mudanças incrementais em sua atividade docente e transformação na concepção e atitude em relação às práticas de inclusão.

Published

2016-02-04

Issue

Section

GTT – INCLUSÃO E DIFERENÇA