ESCOLA DE FORMAÇÃO DE "PROFESSORAS": AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Authors

  • Viviane Teixeira Silveira Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC)
  • Luiz Carlos Rigo Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Maria Rita de Assis César Universidade Federal do Parana (UFPR)
  • Eliane Ribeiro Pardo Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Keywords:

Currículo, relações de gênero, memória institucional, formação de professoras.

Abstract

As relações de gênero continuam sendo um tema recorrente no campo da Educação Física. Nesse sentido, este artigo teve como objetivo investigar como as relações de gênero estiveram presentes na emergência e na consolidação do currículo da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). A metodologia utilizada para realizar a pesquisa foi a História Oral. Assim, através da coleta de cinco (5) depoimentos orais, de fontes históricas escritas (jornais, atas e documentos avulsos) e de um suporte teórico pósestruturalista, concluímos que a emergência da ESEF/UFPel e as suas práticas curriculares nos anos de 1970 e 1980 estiveram atreladas a discursos e a práticas que reiteraram a maximização das diferenças entre os sexos, entre homens e mulheres.

Author Biographies

Viviane Teixeira Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – Área de concentração Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina/Bolsista CAPES. Santa Catarina/Brasil.

Luiz Carlos Rigo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduação, especialização e mestrado em Educação Física; Doutorado em Educação. Professor da Graduação, Especialização e Mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, lider do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação Física, junto ao CNPq.

Maria Rita de Assis César, Universidade Federal do Parana (UFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Professora adjunta no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná/UFPR e professora do quadro permanente (Mestrado e Doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPR. Paraná/Brasil.

Eliane Ribeiro Pardo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora da graduação e do mestrado em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul/Brasil.

Published

2011-08-16

Issue

Section

Artigos Originais