REFLEXÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: O IMPACTO DESSA POLÍTICA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • Michele Silva Sacardo UFU

Resumen

O objetivo deste texto é refletir o debate que vem sendo travado na comunidade científica brasileira a respeito dos critérios de avaliação da pós-graduação no Brasil, mais especificamente relacionada: a) à classificação da educação física no sistema Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), b) ao quesito produção intelectual dos pesquisadores e c) aos indicadores de qualidade definidos pelo Qualis das áreas. A intenção pretendida é que essa reflexão seja relevante para melhorar esse processo e buscar pistas de uma outra política de avaliação do conhecimento que inclua a diversidade do conhecimento produzido, principalmente aquele relacionado com a área da educação física.

Biografía del autor/a

Michele Silva Sacardo, UFU

Mestre em educação especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs)/Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) Professora colaboradora do Núcleo Brasileiro de Teses e Dissertações em Educação (Nuteses)/Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

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