INICIAÇÃO À APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO E A COORDENAÇÃO CORPORAL DE UMA CRIANÇA DEFICIENTE VISUAL: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES

Autores/as

  • Solange Rodovaldo Lima
  • Maria Amélia Almeida

Resumen

O objetivo deste estudo foi avaliar a contribuição das atividades de iniciação à aprendizagem da natação na coordenação corporal da criança deficiente visual. Foi realizado um delineamento experimental intra-sujeito do tipo AB. Participou do estudo uma menina cega congênita, com dez anos de idade. Para a coleta dos dados utilizou-se o Teste de Coordenação Corporal - KTK (KIPHARD; SCHILLING, 1976) e folha de registro para avaliar os comportamentos motores na água. Durante a intervenção aplicou-se estratégias para o ensino-aprendizagem do nado crawl, totalizando 24 aulas, com três sessões semanais de cinqüenta minutos cada. Os resultados apontam avanços nos comportamentos motores, no equilíbrio dinâmico e na velocidade ao saltar.

Biografía del autor/a

Solange Rodovaldo Lima

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Deficiência (Niafs) da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) E-mail: srodovalho@gmail.com

Maria Amélia Almeida

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) PhD em educação especial E-mail: ameliama@terra.com.br

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