INICIAÇÃO À APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO E A COORDENAÇÃO CORPORAL DE UMA CRIANÇA DEFICIENTE VISUAL: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES
Autores/as
Solange Rodovaldo Lima
Maria Amélia Almeida
Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar a contribuição das atividades de iniciação à aprendizagem da natação na coordenação corporal da criança deficiente visual. Foi realizado um delineamento experimental intra-sujeito do tipo AB. Participou do estudo uma menina cega congênita,
com dez anos de idade. Para a coleta dos dados utilizou-se o Teste de Coordenação Corporal - KTK (KIPHARD; SCHILLING, 1976) e folha de registro para avaliar os comportamentos motores na água. Durante a intervenção aplicou-se estratégias para o ensino-aprendizagem do nado crawl, totalizando 24 aulas, com três sessões semanais de cinqüenta minutos cada. Os resultados apontam avanços nos comportamentos motores, no equilíbrio dinâmico e na velocidade ao saltar.
Biografía del autor/a
Solange Rodovaldo Lima
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs)
da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)
Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Deficiência (Niafs)
da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
E-mail: srodovalho@gmail.com
Maria Amélia Almeida
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs)
da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)
PhD em educação especial
E-mail: ameliama@terra.com.br