“ESSANEGRANÃO!” A PRÁTICA POLÍTICA-PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA NEGRA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Maíra Lopes de Araújo
  • Vicente Molina Neto

Resumen

Estudo de caso etnográfico, realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – Brasil (RMEPA), cujo objetivo é compreender a prática político-pedagógica de uma professora negra de Educação Física em uma escola pública, considerando os conceitos, valores e atitudes construídos ao longo de sua história de vida. O interesse na investigação está amparado na trajetória pessoal de um dos autores e na curiosidade epistemológica de ambos na relação gênero e relações étnicas no Brasil. A opção por esta colaboradora foi construída a partir da negociação de acesso às informações junto à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Adotamos o critério de representatividade tipológica na escolha da colaboradora: professora negra de Educação Física. Os instrumentos de coleta de informações foram: análise de documentos, observações com registro em diário de campo e entrevista semi-estruturada. As categorias de análise emergem do campo, isto é, as informações recolhidas foram agrupadas em unidades de significado e, posteriormente, organizadas em categorias de análise para aprofundamento da reflexão sobre o tema. Inspirado na análise de discurso, o processo analítico, destaca que a prática político-pedagógica da professora colaboradora está fortemente influenciada pelas relações interpessoais que estabeleceu na escolarização e em sua formação inicial.

Biografía del autor/a

Maíra Lopes de Araújo

Licenciada em educação física e professora de capoeira E-mail: mairalufrgs@hotmail.com

Vicente Molina Neto

Doutor em ciências da educação, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Apoio Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) E-mail: vicente.neto@ufrgs.br

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Espaço Aberto