La producción de conocimiento que trata de cuerpo y belleza: implicaciones para la Educación Física

Autores/as

  • Liege Monique Filgueiras da Silva UFRN
  • Karenine de Oliveira Porpino UFRN

Palabras clave:

Cuerpo, belleza, cultura, Educación Física.

Resumen

: El texto es una parte de un máster de investigación que se celebró en el Programa de Posgrado en Educación UFRN. Para tal fin, considerar la relación entre los significados de los productos de belleza y wellness analizados y identificados en los modelos de belleza en Educación Física. Esta investigación es de naturaleza cualitativa y análisis de contenido para el procesamiento de datos. El corpus de análisis consistió en ocho artículos en el área de Educación Física, publicado en el Banco de Tesis Capes 2004 a 2008, seleccionados de entre el cuerpo sujeto y la belleza. Se observó que la comprensión del cuerpo y la belleza de la zona ha sido re-significado, lo que representa el desarrollo que ha ocurrido en la zona del cuerpo de conocimiento y belleza.

Biografía del autor/a

Liege Monique Filgueiras da Silva, UFRN

Possui graduação em Educação Física (2008), especialização em Ensino da Educação Física
(2009), mestrado em Educação (2011) e atualmente é doutoranda do Programa de
Pós-graduação em Educação, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É
pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação
(CIRANDAR - UFRN). Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando
principalmente nos seguintes temas: Corpo, Beleza, Estética, Esporte e Educação Física.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Karenine de Oliveira Porpino, UFRN

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), Especialização em Dança-Educação Física pela UNIFEC (1992), mestrado em Educação (1996) e doutorado em Educação pela UFRN (2001). Atualmente é professora associada do Departamento de Artes da UFRN, onde coordena o Curso de Licenciatura em Dança e o Grupo de pesquisa em Corpo, dança e processos de criação - CIRANDAR. Atua nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Artes Cênicas, ambos na UFRN. Tem experiência no campo da dança como artista e professora, desenvolve projetos de pesquisa e extensão no campo das relações entre corpo, estética, dança e educação.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Publicado

2013-04-21

Número

Sección

Artigos Originais