EL IMAGINARIO COLECTIVO DE LOS ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FÍSICA ACERCA UNA VIDA SANA

Autores/as

  • Alex Fialho Licenciado em Educação Física pela UNIP e pesquisador do grupo de pesquisa CNPQ/USP Psicopatologia, Psicanálise e Sociedade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
  • Aline Vilarinho Montezi Psicóloga, Mestre e pesquisadora do grupo de pesquisa CNPQ/USP Psicopatologia, Psicanálise e Sociedade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
  • Fabiana Follador e Ambrósio Psicóloga e Mestre pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Endereço para correspondência: Rua Darwin, 552, Bairro: Jardim Santo Amaro, São Paulo - SP, CEP 04741-011
  • Tânia Maria José Aiello- Vaisberg Livre- Docente do Instituto de Psicologia Da Universidade de São Paulo. Orientadora de pesquisas do laboratório Ser e Fazer e Coordenadora do grupo de pesquisa Cnq/ USP Psicopatologia, Psicanálise e Sociedade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Imaginario colectivo, Hábitos saludables, Promoción de la salud, Estudiantes de educación física

Resumen

Objetivo: se investigó el imaginario colectivo de los estudiantes de Educación Físicaacerca una vida sana. Metodología: llevó a cabo una entrevista con 27 estudiantes de curso de Educación Física basándose en el procedimiento Historia-Dibujo con Tema, con el tema “una persona que lleva una vida saludable”. Las produciones fueron consideradas a la luz del método psicoanalítico y el captura interpretativo de los campos de sentido afectivo- emocional subyacente. Resultados: encontró un campo de sentido afectivo-emocional llamado “responsabilidad individual”, con la creencia de que la salud es un estado que depende, fundamentalmente, de los logros personales. Conclusiones: mientras que esto campo operan en el sentido de reforzar la iniciativa personal, culpa la persona por su condición de salud/enfermidad.

Biografía del autor/a

Alex Fialho, Licenciado em Educação Física pela UNIP e pesquisador do grupo de pesquisa CNPQ/USP Psicopatologia, Psicanálise e Sociedade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Responsabilidades individuais do autor:

1) Alex Fialho- Realizou a pesquisa e redação do artigo

 

Contato para correspondência:

Rua Bristol, 617. Jardim Santo Eduardo, Embu das Artes, São Paulo-SP. CEP: 06823-090

Aline Vilarinho Montezi, Psicóloga, Mestre e pesquisadora do grupo de pesquisa CNPQ/USP Psicopatologia, Psicanálise e Sociedade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Responsabilidades individuais da autora:

Revisão bibliográfica e redação do artigo

Endereço para correspondência:

Rua Cristalina, 26. Santa Esmeralda, Hortolândia- SP. CEP: 13186-533

Fabiana Follador e Ambrósio, Psicóloga e Mestre pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Endereço para correspondência: Rua Darwin, 552, Bairro: Jardim Santo Amaro, São Paulo - SP, CEP 04741-011

Responsabilidades individuais da autora:

 Redação do artigo

Endereço para correspondência:

Endereço para correspondência:
Rua Darwin, 552, Bairro: Jardim Santo Amaro, São Paulo - SP, CEP 04741-011

 

Tânia Maria José Aiello- Vaisberg, Livre- Docente do Instituto de Psicologia Da Universidade de São Paulo. Orientadora de pesquisas do laboratório Ser e Fazer e Coordenadora do grupo de pesquisa Cnq/ USP Psicopatologia, Psicanálise e Sociedade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Responsabilidades individuais da autora:

Redação e revisão final do texto

Endereço para correspondência:

Av. Professor Mello de Moraes, 1721. Bloco C, Cidade Universitária, São Paulo, SP. Cep: 05508-030

Publicado

2014-02-13

Número

Sección

Artigos Originais