EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E RELAÇÕES DE GÊNERO: DIFERENTES MODOS DE PARTICIPAR E ARRISCAR-SE NOS CONTEÚDOS DE AULA

Autores/as

  • Liane Aparecida Roveran Uchoga Prefeitura Municipal de Americana, Americana-SP
  • Helena Altmann Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas-SP

Palabras clave:

Gênero, Educação Física, Conteúdos, Escola.

Resumen

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou entender como se dão as relações de gênero nos diferentes conteúdos da educação física escolar e como a diversificação destes interfere nas relações de gênero durante as aulas. Através de uma pesquisa do tipo etnográfica em duas escolas pertencentes à região metropolitana de Campinas-SP, foram observadas aulas de educação física em três diferentes séries. As análises feitas indicam que meninos e meninas lidavam de maneiras distintas com aprendizagem de novos movimentos e conteúdos, sendo que eles arriscavam-se mais nas aprendizagens e demonstravam mais confiança nas próprias capacidades e habilidades corporais.

Biografía del autor/a

Liane Aparecida Roveran Uchoga, Prefeitura Municipal de Americana, Americana-SP

Mestre em Educação Física pelo programa de pós-graduação em educação física da FEF-Unicamp área de concentração “Educação Física e sociedade” e Licenciatura em Educação Física pela FEF-Unicamp. Professora da Rede Municipal de Ensino de Americana.

Helena Altmann, Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas-SP

Professora da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, doutora em Educação pela PUC-Rio, licenciatura em Educação Física.

Publicado

2016-06-10

Número

Sección

Artigos Originais