COMPREENSÕES DE CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS REVISTAS EPS (FRANÇA) E RBCE (BRASIL)

Autores/as

  • Terezinha Petrucia da Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Isabel Brandão de Souza Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jacques Gleyse Université de Montpellier

Palabras clave:

Corpo, epistemologia, educação física, análise de conteúdo.

Resumen

Esta pesquisa objetiva analisar a compreensão de corpo e a maneira pela qual essa compreensão é transformada no campo da Educação Física, na França e no Brasil, no período de 1980 a 1990. Foram analisados 76 artigos da Revue Education Physique et Sportive e 74 artigos da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, utilizando-se a técnica da análise de conteúdo. Interessou-nos tecer aproximações e divergências entre os dois países nesse período.

Biografía del autor/a

Terezinha Petrucia da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela UNIMEP Docente da UFRN do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Natal – Rio Grande do Norte - Brasil

Maria Isabel Brandão de Souza Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela UFRN Docente da UFRN do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Natal – Rio Grande do Norte - Brasil

Jacques Gleyse, Université de Montpellier

Doutor em Ciências da Educação pela Université de Paris X Nanterre Professeur des Universités à l`IUFM de Montepellier, Université de Montpellier 2

Publicado

2017-10-31

Número

Sección

Artigos Originais